Dr. Adriano Carreira - Medicina Dentária

Aftas: Tudo o que Precisa Saber

Descubra as causas, como prevenir e o seu tratamento

 

 As aftas são pequenas feridas que surgem na mucosa bucal, gengivas, língua ou lábios e provocam dor e desconforto em atividades do dia a dia como comer, beber e falar. A sua origem está relacionada com traumatismos, mordeduras na língua ou na zona interior da bochecha, escovagem de dentes agressiva, dentes mal posicionados ou mastigação de alimentos duros.

Existem alguns fatores de risco que podem despoletar o seu surgimento, nomeadamente:

– Predisposição genética;

– Dieta deficiente em nutrientes, minerais Ferro e Zinco e vitaminas B12 e ácido fólico;

– Desequilíbrios hormonais;

– Falta de cuidados de saúde oral ou problemas dentários;

– Reação medicamentosa;

– Sistema imunitário enfraquecido;

– Ansiedade e stress.

Normalmente, as aftas desaparecem em cerca de uma a duas semanas, de forma espontânea, mesmo sem qualquer tratamento. No entanto, podem ser recomendados alguns fármacos ou produtos de higiene oral para aliviar a sintomatologia como:

– Medicamentos antisséticos e antibacterianos para bochechar, géis ou gotas;

– Analgésicos e anti-inflamatórios de aplicação local;

– Gel protetor da mucosa oral.

A alimentação também tem um papel preponderante na prevenção das aftas, devendo ser evitados alimentos picantes, quentes, salgados, açucarados, condimentados, bem como excessivamente duros. Por outro lado, deve incrementar a dieta com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e beber muitos líquidos a temperatura ambiente ou frios.

A visita ao dentista é também recomendada para uma higienização com destartarização e despistar eventuais problemas como dentes mal posicionados ou bruxismo. Contacte-nos!

2019 © Adriano Carreira - Medicina Dentária