Dr. Adriano Carreira - Medicina Dentária

Usa aparelho? Estes são os alimentos que deve evitar!

O aparelho é propício para a acumulação de tártaro, por isso, além de uma escovagem cuidadosa, o uso de fio dental e de visitas regulares ao seu médico dentista, são fundamentais para o ajuste e manutenção do mesmo.

É necessário que o paciente tenha em conta uma série de cuidados nos hábitos alimentares pois alguns alimentos podem ficar presos no aparelho. Nesse sentido, é dever do seu médico dentista alertar sobre a possibilidade de surgirem problemas como brackets deslocados, fios ortodônticos deslocados/empenados, complicações periodontais, cáries, entre outros que poderão complicar ou tardar o processo.

Apresentamos algumas dicas do que deve evitar comer enquanto usar aparelho ortodôntico:

Alimentos Duros

Deve evitar frutos secos como as nozes, avelãs, milho (e pipocas). Estes alimentos podem deslocar brackets ou danificar outras partes do aparelho, pois podem ficar retidos e provocar dificuldade na higienização, alojando-se em locais difíceis de alcançar.

Alimentos Pegajosos

Alimentos como pastilhas elásticas, caramelos e rebuçados devem ser evitados, pois facilmente se alojam no aparelho. No entanto, o açúcar presente é outro grande inimigo, podendo acumular-se e causar um ambiente propício para o desenvolvimento de cáries.

Alimentos Fibrosos

Frutas como a manga ou o ananás, não esquecendo algumas carnes muito fibrosas e o bacalhau devem ser ingeridos com extrema cautela, pois facilmente ficam retidos no aparelho e dão origem a cáries e inflamações nas gengivas. Portanto, deve evitar ingerir pedaços demasiados grandes deste tipo de alimentos.

Alimentos de Roer

São indispensáveis à nossa saúde, contudo podem ser uma grande dor de cabeça. Evite comer à dentada fruta como a maçã. A solução passa por cortar a fruta em pedaços pequenos, diminuindo drasticamente o risco de ficar com um bracket agarrado à peça de fruta.

Alimentos com Corantes

Os alimentos com corantes, como é natural, mancham os dentes de qualquer pessoa, contudo são um problema maior para quem usa aparelho, pois podem manchar a massa que é usada para colar os brackets, pior ainda se estes estiverem recém-colados.

Refrigerantes

Bebidas gasificadas como a Coca-Cola etc, já são bastante conhecidos pelos diversos malefícios que trazem à saúde e tornam-se ainda piores para quem usa aparelho. Derivado ao seu alto teor de açúcar que pode acabar acumulado no aparelho, contribuindo para a formação de cáries.

 

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA

Logo de seguida entraremos em contacto para confirmar a sua consulta. Mude a sua vida!

2019 © Adriano Carreira - Medicina Dentária