Fumar e perda de dentes

 

Dr. Adriano Carreira - Medicina Dentária

Fumar Aumenta o Risco de Perda de Dentes

É do senso comum que fumar prejudica a saúde em geral, mas sabia que os fumadores regulares correm um risco maior de perda de dentes?

Um estudo realizado recentemente na Alemanha confirmou que efetivamente fumar aumenta a probabilidade de perda de dentes. O objetivo do estudo foi investigar a associação entre tabagismo e cessação de fumar com a incidência de perda de dentes.

Conclui-se que esta associação teve maior incidência em homens do que nas mulheres e que ainda se acentua  mais nos jovens. Fumadores que fumem mais de 15 cigarros/dia e com idades inferiores a 50 anos o risco de perda dentária é 3 vezes maior nos homens e de 2 vezes nas mulheres, comparado com indivíduos que nunca fumaram.

A justificação para estas ocorrências é que a maioria dos dentes são perdidos devido a cáries ou a periodondite crónica e o tabaco é dos principais potenciadores deste tipo de problemas.

A boa notícia é que o estudo também conclui que deixar de fumar reduz imediatamente o risco de perda de dentes. Se existir uma cessação de consumo num período entre 10 a 20 anos pode aproximar à redução do risco igual ao dos que nunca fumaram.

 

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA

Logo de seguida entraremos em contacto para confirmar a sua consulta. Mude a sua vida!

 

Fonte (www.jornaldentistry.pt/news/artigos/fumar-deixar-de-fumar-e-o-risco-de-perda-de-dentes)

2019 © Adriano Carreira - Medicina Dentária