gravidez e a saude oral

Dr. Adriano Carreira - Medicina Dentária

Descubra os cuidados a ter com o seu sorriso na Gravidez

A gravidez e as consequentes alterações hormonais do período gestacional requerem uma especial atenção à saúde oral. Os mitos associados à gravidez e aos problemas dentários são muitos, mas cai por terra a ideia de que o bebé rouba o cálcio aos dentes da mãe, o que não invalida um reforço nos cuidados e nos hábitos de higiene orais.

 O planeamento de uma gravidez deve contemplar uma visita ao médico dentista para avaliar o estado de saúde da cavidade oral, bem como solucionar problemas que possam ser agravados durante a gravidez. Extrações de dentes e desvitalizações devem ser evitadas no primeiro trimestre da gravidez, já no segundo trimestre podem surgir problemas hormonais como lesões vasculares edematosas nas gengivas e que podem ser agravadas com a presença de bactérias. O recomendado é uma correta higienização oral para evitar a placa bacteriana e o tártaro, através de uma escovagem adequada, uso de fio dentário e elixir.

A estes cuidados de saúde devem acrescentar práticas que diminuam a vulnerabilidade característica deste período da mulher nos dentes e gengivas, nomeadamente evitar a ingestão de alimentos excessivamente doces, ácidos ou salgados para prevenir o desenvolvimento de cáries ou aftas que tendem a surgir na gravidez pela redução dos níveis de ferro e ácido fólico.

Se está a planear engravidar ou está grávida consulte-nos para um correto acompanhamento do seu caso clínico, marque já a sua consulta. Fale connosco!

 

2019 © Adriano Carreira - Medicina Dentária